Testes Psicológicos
top of page

Testes Psicológicos

O que são? São procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos, cujo objetivo destina-se a descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos,compreendidos tradicionalmente nas áreas emoção/afeto, cognição/inteligência, motivação, personalidade,psicomotricidade, atenção, memória, percepção, dentre outras, nas suas mais diversas formas de expressão, segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos, tendo finalidades diversas: solicitação de especialistas de outras áreas ( pedagogos, neurologistas, psiquiatras,...), para atender legislação trabalhista, para identificar características na área de Recrutamento e Seleção de Pessoal, etc...


Os testes psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas, constituindo- se um método ou uma técnica de uso privativo do psicólogo, em decorrência do que dispõe o § 1° do art. 13 da lei no 4.119/62. (Resolução CFP 002/2003).


Para escolha de um teste como instrumento de avaliação psicológica, o psicólogo deve consultar o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI), disponível no site do Conselho Federal de Psicologia (www.pol.org.br), assim verificar se foi aprovado para uso em avaliação psicológica.


Fique de olho em nosso calendário de cursos em testes psicológicos.


Wládia Morais

Psicóloga - Gestora de RH e Orientadora Vocacional

Patrimônio Humano Gestão em Pessoas




Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page